www.erifilho@ig.com.br
56 – QUE GOLEIRO LANÇOU MODA AO JOGAR DE CALÇA COMPRIDA DE MOLETON, AO INVÉS DE USAR CALÇÃO?
A FAÇANHA DA MODA COUBE AO GOLEIRO ZETTI, QUE DURANTE MUITO TEMPO DEFENDEU AS CORES DO SÃO PAULO ATUANDO DE CALÇA COMPRIDA, INICIANDO ISTO EM 1992.
55 – UMA DECISÃO POR PENALTIS PODE ACABAR COM AS DUAS EQUIPES CAMPEÃS?
OCORREU PELA TRAPALHADA DE ARMANDO MARQUES, NA DECISÃO POR PENALTIS DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1973, ENTRE SANTOS E PORTUGUESA. ARMANDO ERROU AS CONTAS E DECLAROU O SANTOS CAMPEÃO, ANTES DE TERMINAR A SÉRIE DE PENALTIS.FORAM COBRADOS TRES PENALTIS PARA CADA LADO, O SANTOS CONVERTEU DOIS E A PORTUGUESA NENHUM. NA VERDADE, COMO FALTAVAM DUAS COBRANÇAS PARA CADA EQUIPE, A PORTUGUESA AINDA TINHA CHANCE DE EMPATAR. QUANDO PERCEBEU O EQUÍVOCO, OS JOGADORES JÁ ESTAVAM NOS VESTIÁRIOS. ARMANDO TENTOU ATÉ FAZER COM QUE ELES VOLTASSEM AO CAMPO, PROPOSTA OBVIAMENTE NEGADA PELO TÉCNICO DA PORTUGUESA OTO GLÓRIA, QUE RAPIDINHO MANDOU SEUS JOGADORES IREM EMBORA DO ESTÁDIO.OS DOIS CLUBES FORAM ASSIM DECLARADOS CAMPEÕES.
54 – QUAL O NOME DO ÁRBITRO QUE TRATAVA OS JOGADORES EM CAMPO DE: SENHOR E PELO PRIMEIRO NOME, E QUE ALÉM DISTO FOI O PRIMEIRO A EXPULSAR PELÉ DE CAMPO, EM 1961?
ELE FOI CONSIDERADO O MAIS ESPETACULOSO ARBITRO QUE JÁ ATUOU PELOS GRAMADOS BRASILEIROS, ARMANDO MARQUES.
53 – QUAL FOI O PRIMEIRO ÁRBITRO QUE FEZ O GESTO DE PEGAR A BOLA AO APITAR O FINAL DE UM JOGO E LEVANTÁ-LA COMO SE FOSSE UM TROFEU?
ESTE GESTO COUBE AO BRASILEIRO ARNALDO CÉSAR COELHO, QUE FOI O PRIMEIRO SUL AMERICANO A APITAR UMA FINAL DE COPA DO MUNDO. ISTO OCORREU NA ESPANHA. EM 1982, NO ESTÁDIO SANTIAGO BERNABEU, NO DIA 11.07 NO JOGO ITÁLIA 3X1 ALEMANHA OCIDENTAL. ARNALDO CÉSAR PEGOU A BOLA COM AS DUAS MÃOS E LEVANTOU-A COMO UM TROFEU.
52 – CASO UM JOGADOR COBRE UMA FALTA SOBRE A BARREIRA, A BOLA BATA NO TRAVESSÃO E VOLTE PARA ELE MESMO QUE COMPLETA PARA O GOL, ESTE GOL É VALIDADO OU NÃO?
NÃO. DE ACORDO COM A REGRA, A TRAVE É NEUTRA E ASSIM, O JOGADOR DEU DOIS TOQUES NA BOLA. ISTO ACABOU ACONTECENDO NO JOGO: RIO BRANCO X CORINTIANS, QUANDO MARCELO CARIOCA DO RIO BRANCO BATEU A FALTA DE DIREITA. A BOLA BATEU NA TRAVE E VOLTOU PARA O ATACANTE DO RIO BRANCO QUE EMENDOU DE ESQUERDA. FOI UM GOLAÇO. O ÁRBITRO CLÁUDIO VINICIUS CERDEIRA MARCOU O GOL. COM A GRITARIA QUE SE SEGUIU APÓS O JOGO, O ÁRBITRO PARA SE DESCULPAR ALEGOU TER VISTO A BOLA BATER EM ALGUÉM DO CORINTIANS. SE TIVESSE ADMITIDO O ERRO NA SÚMULA, HAVERIA O ERRO DE DIREITO E ELE SERIA JULGADO PELO TJD E UM OUTRO JOGO SERIA MARCADO.
51 - QUAL O NOME DO ÁRBITRO, QUE MARCOU UM GOL NA PARTIDA PROFISSIONAL E ACABOU SENDO ESCOLHIDO “O ARTILHEIRO DO FANTÁSTICO”?
FOI NO JOGO PALMEIRAS 2 X 2 SANTOS, PELO CAMPEONATO PAULISTA DE 1983. AOS 46 MINUTOS DO 2º TEMPO, JORGINHO CHUTA E ARAGÃO TOCA NO ÂNGULO DO GOLEIRO MAROLLA. ASSIM FOI MARCADO O GOL DE EMPATE DO PALMEIRAS PELO ÁRBITRO JOSÉ DE ASSIS ARAGÃO. O JUIZ, ASSIM COMO AS TRAVES E AS BANDEIRAS DE ESCANTEIO SÃO CONSIDERADAS UM ELEMENTO NEUTRO, O GOL FOI VALIDADO.
50 – QUEM ERA O ÁRBITRO QUE APITAVA JOGOS PROFISSIONAIS, MAS CONFESSOU AMAR O CLUBE, DO QUAL MUITAS VEZES APITAVA JOGOS?
ELE SE CHAMAVA ALCEBÍADES MAGALHÃES DIAS, CONHECIDO COMO CIDINHO BOLA NOSSA. EM UM AMISTOSO ENTRE ATLÉTICO E BOTAFOGO DO RIO, EM BELO HORIZONTE, NOS ANOS 40, A BOLA FOI PARA A LATERAL E MONTE CRISTO DO BOTAFOGO QUIS COBRAR. CIDINHO, O JUIZ AFIRMA TER DITO: "A BOLA É DO ATLÉTICO." SEGUNDO O JOGADOR AUGUSTO, ATLETICANO, CIDINHO TERIA DITO: "A BOLA É NOSSA."
Nenhum comentário:
Postar um comentário