sexta-feira, 21 de março de 2008

URBANO CALDEIRA: NOME DE ESTÁDIO QUE NEM PELÉ MUDOU

ORGANIZADOR: ERIVALDO FILHO
www.erifilho@ig.com.br

169 – COMO ROBERTO PEGOU O APELIDO DE DINAMITE? NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 1971, NUM JOGO VÁLIDO PELO PRIMEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO, O VASCO VENCEU O INTERNACIONAL NO MARACANÃ POR 2X0. UM DOS GOLS FOI MARCADO PELO GAROTO ROBERTO, QUE VINHA DO JUVENIL E ACABARA DE ENTRAR EM CAMPO NO LUGAR DE GILSON. NA PRIMEIRA BOLA QUE RECEBEU EM UM CONTRA ATAQUE DO VASCO, ROBERTO DRIBLOU TRES MARCADORES E FUZILOU DE PERNA DIREITA, NO ÂNGULO ESQUERDO DO GOLEIRO GAINETE. UM GOLAÇO. O PRIMEIRO DOS 660 QUE O ARTILHEIRO MARCARIA EM 21 ANOS COMO PROFISSIONAL. NO DIA SEGUINTE, O JORNALISTA APARÍCIO PIRES CRIAVA UMA EXPLOSIVA MANCHETE PARA O JORNAL DOS SPORTS: “GAROTO DINAMITE EXPLODIU”. E O APELIDO PEGOU PARA SEMPRE.
168 – QUAL O JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA QUE CAUSOU ESCANDALO NUM RESTAURANTE LUXUOSO EM LONDRES? TRATA-SE DO PONTA DIREITA SABARÁ, NUMA EXCURSÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM 1956, SABARÁ TERIA CAUSADO GRANDE ESCANDALO AO DESCER PARA LANCHAR NUM RESTAURANTE DE UM LUXUOSO HOTEL DE LONDRES VESTIDO APENAS COM CALÇAÕ E UMA TOALHA NO PESCOÇO. NA OCASIÃO O CASO SERIA UTILIZADO COMO PROVA RACISTA DE QUE OS NEGROS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA REPRESENTAR O BRASIL.
167 – QUAL O TIME BRASILEIRO QUE TEVE SUA CAMISA PISADA POR DUAS VEZES, POR JOGADORES? FOI A PORTUGUESA, JÁ QUE O VOLANTE PARAGUAIO STRUWAY, QUANDO ATUAVA PELA EQUIPE EM 1997, IRRITADO COM A SUA SUBSTITUIÇÃO NUM JOGO CONTRA O CRICIÚMA DE SANTA CATARINA, AINDA NO CAMPO ARRANCOU A CAMISA E PISOU EM CIMA. RESULTADO: NÃO FOI SUBSTITUIDO, ACABOU EXPULSO. O OUTRO FOI O ZAGUEIRO PALMEIRENSE TONHÃO QUE EM 1994, NO FINAL DE UM CLÁSSICO ENTRE PALMEIRAS E PORTUGUESA, TONHÃO PISOU NA CAMISA DA LUSA, VIRANDO INIMIGO MORTAL DESTE CLUBE.
166 - QUEM FOI URBANO CALDEIRA, QUE COMO JOGADOR CONSEGUIU TER SEU NOME NO ESTÁDIO DA VILA BELMIRO EM SANTOS, FEITO QUE NEM PELÉ CONSEGUIU? ERA UM ZAGUEIRO, QUE JOGOU NOS PRIMEIROS 5 ANOS DA HISTÓRIA DO SANTOS E UM MES APÓS SUA MORTE PASSOU A DAR NOME AO ESTÁDIO. NA REUNIÃO DO CONSELHO DE 24 DE MARÇO DE 1933, O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO MÁRIO PACHECO, OFICIALIZOU A DECISÃO.
165 – QUAL É O JOGADOR QUE TEM A MARCA INÉDITA NO BRASIL DE TER NO CURRÍCULO UM TETRACAMPEONATO DA LIBERTADORES? TRATA-SE DO LATERAL DIREITO VITOR. CONQUISTOU ISTO NA LIBERTADORES DE 1992 E 1993 ATUANDO PELO SÃO PAULO; EM 1997, ATUANDO PELO CRUZEIRO E EM 1998 ATUANDO PELO VASCO DA GAMA.

Nenhum comentário: