sábado, 8 de março de 2008

LEÔNIDAS DA SILVA E A BICICLETA

ORGANIZADOR: ERIVALDO FILHO

42 - QUAL O CRAQUE DA SELEÇÃO BRASILEIRA QUE DURANTE SUA CARREIRA PROFISSIONAL QUEBROU TRES PERNAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS?
DURANTE A SUA TRAJETÓRIA FUTEBOLÍSTICA, GÉRSON O CANHOTINHA DE OURO, QUEBROU TRES PERNAS: DE UM COLEGA CHAMADO MAURO, EM UM TREINO DO FLAMENGO; DO PERUANO DE LA TORRE, EM UM AMISTOSO CONTRA O PERU EM 1969, E A DO CORINTIANO VAGUINHO EM 1971.

41 - SE NA COBRANÇA DE UM ESCANTEIO A BOLA BATE NA TRAVE E VOLTA NO PÉ DO MESMO JOGADOR QUE FEZ A COBRANÇA, ESTE PODERÁ TOCAR NOVAMENTE NA BOLA?
NÃO. O ESCANTEIO, COMO O PENALTI, É UM TIRO LIVRE DIRETO EM QUE O JOGADOR SÓ PODE TOCAR NOVAMENTE NA BOLA DEPOIS QUE UM OUTRO O FIZER. UM LANCE SEMELHANTE ACONTECEU COM O LATERAL SÃO PAULINO GETÚLIO, EM UM JOGO ENTRE SÃO PAULO X GREMIO EM 1982, E A PARTIDA TEVE QUE SER INTERROMPIDA COM A MARCAÇÃO DE FALTA A FAVOR DO GRÊMIO.

40 - QUE JOGO TEVE O MAIOR NUMERO DE EXPULSÕES ATÉ HOJE?
EM 20 DE JUNHO DE 1954, NO PACAEMBU, PORTUGUESA E BOTAFOGO DO RIO FAZIAM UMA PARTIDA PELO TORNEIO RIO SÃO PAULO. AOS 31 MINUTOS DO 2º TEMPO QUANDO A LUSA GANHAVA POR 3X1, OS 22 JOGADORES ACABARAM EXPULSOS. O ZAGUEIRO TOMÉ QUERIA COBRAR UM TIRO DE META, MAS ORTEGA, DA PORTUGUESA PROCURAVA GANHAR TEMPO. OS DOIS DISCUTIRAM, TROCARAM SOCOS E PONTAPÉS E ACABARAM ENVOLVENDO OS DOIS TIMES. O JUIZ CARLOS DE OLIVEIRA MONTEIRO, MAS CONHECIDO COMO “TIJOLO” EXPULSOU TODO MUNDO: DA PORTUGUESA E DO BOTAFOGO. NO TORNEIO ROBERTO PEDROSA DE 1954, NO MESMO DIA EM QUE O SELECIONADO BRASILEIRO IA JOGAR CONTRA A HUNGRIA, PORTUGUESA DE DESPORTOS, ESTAVA JOGANDO COM O BOTAFOGO DO RIO DE JANEIRO. POR CAUSA DO JOGO DA COPA DO MUNDO ESTE JOGO FOI COLOCADO PARA A PARTE DA MANHÃ NO PACAEMBU. OS TIMES ESTAVAM DESFALCADOS COM ALGUNS JOGADORES SERVINDO A SELEÇÃO BRASILEIRA. PRINCIPALMENTE A PORTUGUESA QUE ESTAVA SEM DJALMA SANTOS, BRANDÃOZINHO, JULINHO E PINGA. O BOTAFOGO SEM, NILTON SANTOS E DIDI. TUDO IA INDO AS MIL MARAVILHAS COM A PORTUGUESA GANHANDO PELO ESCORE DE 2X1. MAS QUANDO EDMUR MARCOU O TERCEIRO TENTO DA PORTUGUESA, O BEQUE CENTRAL DO BOTAFOGO DEU-LHE UMA TREMENDA PORRADA PELA CARA. HOUVE A REAÇÃO DO JOGADOR DA PORTUGUESA, E TODOS OS DEMAIS JOGADORES EM CAMPO, MAIS RESERVAS, TÉCNICO, MEDICO E MASSAGISTAS TAMBÉM ENTRARAM NO ROLO. FOI UMA PANCADARIA DAS GROSSAS. LINDOLFO GOLEIRO DA PORTUGUESA QUE NÃO ERA GRANDE MAS ATARRACADO, DEU UMA PORRADA NA CARA DO GOLEIRO RESERVA DO BOTAFOGO QUE JOGOU ELE A TRÊS METROS DE DISTANCIA. FOI MUITO DIFÍCIL ACABAR COM AQUELA CONFUSÃO. OS DIRIGENTES. DELEGADO E POLICIAIS (POUCOS) A MUITO CUSTO ACALMARAM A CONFUSÃO. XINGAMENTOS DAQUI E DALI FAZIAM ESQUENTAR NOVAMENTE, MAS JÁ DAVA PARA NÃO DEIXAR A COISA ESQUENTAR. QUANDO O PEQUENO PUBLICO QUE RENDEU 44.050 CRUZEIROS, PENSOU QUE O JOGO IRIA CONTINUAR, EIS QUE O ARBITRO CARLOS DE OLIVEIRA MONTEIRO (TIJOLO) EXPULSOU TODOS OS 22 JOGADORES E MAIS RESERVAS E TÉCNICOS DE CAMPO. NÃO TENHO NOTICIA DE QUE HOUVE OUTRO JOGO COM ESSE ACONTECIMENTO DE EXPULSÕES.PORTUGUESA: LINDOLFO; NENA E VALTER, HERMINIO, CLOVIS E CECI. DIDO, (NELSINHO) RENATO, OSVALDINHO, EDMUR E ORTEGA.BOTAFOGO: PIANOWSKI; ARATI, RUARINHO E TOMÉ. BOB, JUVENAL E FLORIANO. GARRINCHA, DINO, CARLYLE, JAIME E VINICIUS.ARBITRO: CARLOS DE OLIVEIRA MONTEIRO (TIJOLO)RENDA: 44.050,00ESTÁDIO: PACAEMBU - 22/06/1954.

39 - COMO SURGIU O BICHO NO FUTEBOL?
O BICHO COMEÇOU A SER PAGO EM 1923. TRATA-SE DE UMA GRATIFICAÇÃO DADA AOS JOGADORES DE UM TIME POR UMA VITÓRIA OU UM EMPATE. QUEM COMEÇOU A HISTÓRIA FOI A TORCIDA DO VASCO QUE FAZIA UMA ARRECADAÇÃO PARA PREMIAR SEUS CRAQUES, CHAMAVA-SE BICHO PORQUE HAVIA UMA SENHA ENTRE OS TORCEDORES BASEADA NO JOGO DE BICHO.UM EMPATE VALIA UM CACHORRO (Nº 5) OU 5 MIL RÉIS.UM COELHO (Nº 10) REPRESENTAVA 10 MIL RÉIS. PARA AS GRANDES VITÓRIAS O PREMIO MÁXIMO ERA UMA VACA, NUMERO 25 OU 25 MIL RÉIS. FOI ASSIM QUE NASCEU TAMBEM A EXPRESSÃO FAZER UMA VAQUINHA.



38 - PENALTI PODE SER COBRADO COM DOIS TOQUES?
PODE, DESDE QUE O JOGADOR ENCARREGADO DO PRIMEIRO TOQUE ROLE A BOLA PARA FRENTE. A REGRA DIZ APENAS: 1º - O EXECUTOR DO TIRO PENAL CHUTARÁ A BOLA PRA FRENTE. 2º – ELE NÃO PODERÁ VOLTAR A TOCAR NA BOLA ATÉ QUE ELA TENHA SIDO TOCADA POR OUTRO JOGADOR. 3º – A BOLA ESTARÁ EM JOGO NO MOMENTO EM QUE FOR CHUTADA E SE PUSER EM MOVIMENTO. JUSTAMENTE POR ISTO, O CRAQUE HOLANDES JOHANN CRUYFF QUANDO DEFENDEU O AJAX NOS ANOS 70 ALGUMAS VEZES CHEGOU A COBRAR PENALTIS APENAS ROLANDO OU RECEBENDO A BOLA DE UM COMPANHEIRO.



37 - QUEM MARCOU O PRIMEIRO GOL DE BICICLETA?
FOI LEONIDAS DA SILVA, QUANDO AINDA DEFENDIA O BONSUCESSO, EM UMA PARTIDA CONTRA O ESPORTE CLUBE CARIOCA, EM 1931. DEPOIS ELE JOGARIA POR VASCO, FLAMENGO, BOTAFOGO, SÃO PAULO E SELEÇÃO BRASILEIRA. HÁ QUEM AFIRME QUE PETRONILHO DE BRITO, PONTA DE LANÇA BRASILEIRO DOS ANOS 30, QUE JOGOU NO SAN LORENZO DA ARGENTINA, TERIA SIDO O INVENTOR DA JOGADA.

36 - QUE JOGADOR ENTROU PARA A HISTÓRIA AO MARCAR 03 GOLS DE FALTA EM UM MESMO JOGO?
EM 1997, NA COPA DO BRASIL, BAHIA E SANTOS EMPATARAM POR 3X3, JOGO REALIZADO EM 24 DE MARÇO E NESTE JOGO MARCOS ASSUNÇÃO MARCOU TRES GOLS DE FALTA. A ÚLTIMA VEZ QUE ISTO ACONTECEU FOI HÁ 51 ANOS. EM 1947 NUMA PARTIDA ENTRE PALMEIRAS E SÃO PAULO PELO CAMPEONATO PAULISTA, O JOGADOR ALVIVERDE LULA TAMBÉM FEZ 03 GOLS DE FALTA E AJUDOU A DERROTAR O TRICOLOR POR 4X3.

Nenhum comentário: