
POR CAUSA DE UM GOL QUE PELÉ MARCOU NA VITÓRIA DE 3X1 DO SANTOS CONTRA O FLUMINENSE NO MARACANÃ, EM 5 DE MARÇO DE 1961. NAQUELE DIA ELE DRIBLOU SEIS ADVERSÁRIOS NA CORRIDA, INCLUINDO O GOLEIRO CASTILHO, ANTES DE EMPURRAR A BOLA PARA AS REDES DO TRICOLOR. O GOL ACABOU IMORTALIZADO EM UMA PLACA DE BRONZE QUE SE ENCONTRA ATÉ HOJE NO MARACANÃ. COMO FOI A PRIMEIRA A HOMENAGEAR UM GOL BONITO, ORIGINOU A EXPRESSÃO.

9 - QUEM INVENTOU A FAIXA DIAGONAL DA CAMISA DO VASCO?
FOI O URUGUAIO ONDINO VIEIRA, EX-TÉCNICO DO TIME NOS ANOS 40. ATÉ ENTÃO O VASCO USAVA UMA CAMISA TODA PRETA, EM CIMA DA QUAL ONDINO RESOLVEU COLOCAR UMA FAIXA BRANCA, IMITANDO A DO RIVER PLATE (UM DOS CLUBES QUE ELE HAVIA TREINADO). VIEIRA TAMBÉM DIRIGIU O FLUMINENSE, CLUBE PELO QUAL GANHOU OS TÍTULOS CARIOCAS DE 1938, 1939 E 1941. CONQUISTOU O CAMPEONATO ARGENTINO EM 1936 E 1937 PELO RIVER E O CARIOCA DE 1945 PELO VASCO. ONDINO VIEIRA MORREU NO DIA 28 DE JUNHO DE 1997, EM MONTEVIDÉU, URUGUAI.
10 - A CRUZ NA CAMISA DO VASCO É OU NÃO É A CRUZ DE MALTA?
APESAR DE ESTAR ATÉ NA LETRA DO HINO DO CLUBE QUE DIZ: “VAMOS TODOS CANTAR DE CORAÇÃO, A CRUZ DE MALTA É O MEU PENDÃO”, A CRUZ QUE OS VASCAINOS CARREGAM NO PEITO É A CRUZ DA ORDEM DE CRISTO. A MESMA QUE O NAVIO DO ALMIRANTE VASCO DA GAMA OSTENTAVA QUANDO DESCOBRIU O CAMINHO PARA AS ÍNDIAS EM 1598.

11 - QUEM DEU A PRIMEIRA VOLTA OLÍMPICA DEPOIS DE UMA CONQUISTA?
FORAM OS URUGUAIOS NO ESTÁDIO DE COLOMBES, EM 09 DE JULHO DE 1924, LOGO APÓS A VITÓRIA SOBRE A SUIÇA POR 3X0, QUE VALEU A MEDALHA DE OURO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS.
12 - COMO SURGIU A CORTESIA DE SE JOGAR A BOLA FORA PARA QUE O JOGADOR ADVERSÁRIO MACHUCADO PUDESSE SER ATENDIDO?
CERTA VEZ O ZAGUEIRO PINHEIRO DO FLUMINENSE SE MACHUCOU E A BOLA SOBROU LIVRE PARA MANÉ GARRINCHA. EM VEZ DE PARTIR PARA O GOL, ELE JOGOU A BOLA PARA FORA PERMITINDO O ATENDIMENTO DO ADVERSÁRIO. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ISTO ACONTECEU NUM CAMPO DE FUTEBOL.

COM MANÉ GARRINCHA SURGIU ESTA EXPRESSÃO. É QUE O TÉCNICO FLÁVIO COSTA, DO VASCO COLOCAVA A DEFESA EM LINHA, COM UM JOGADOR DANDO COBERTURA PARA O OUTRO PARA TENTAR NEUTRALIZAR GARRINCHA. DE NADA ADIANTAVA, MANÉ PASSAVA PELO PRIMEIRO, PELO SEGUNDO, PELO TERCEIRO, ENFIM FAZIA FILA...
ZALUAR TORRES RODRIGUES ERA GOLEIRO DO CORINTIANS DE SANTO ANDRÉ, QUANDO NA TARDE DE 07 DE SETEMBRO DE 1956 O SANTOS VENCEU POR 7 A 1, E PELÉ MARCOU O PRIMEIRO GOL DA CARREIRA. ZALUAR ORGULHOU-SE DESTE FATO ATÉ A SUA MORTE EM 1995, TANTO QUE USAVA UMA CAMISA COM A INSCRIÇÃO: “GOLEIRO REI PELÉ 0001”
Nenhum comentário:
Postar um comentário