sexta-feira, 21 de março de 2008

VASCO: O PRIMEIRO A ACEITAR NEGROS NO TIME

ORGANIZADOR: ERIVALDO FILHO
erifilho@ig.com.br

109 – PORQUE O VASCO ADOTOU O SIMBOLO DE BACALHAU?
ISTO REMONTA AS ORIGENS LUSITANAS DO CLUBE, SENDO DEVIDAMENTE ADOTADO PELO CLUBE NOS ANOS 70, QUANDO O CARTUNISTA HENFIL UTILIZOU EM CHARGE, O BACALHAU PARA IRONIZAR O VASCO. QUANTO A TORCIDA, NÃO HÁ PRECONCEITO HOJE EM DIA, JÁ QUE NO INÍCIO NÃO ERA BEM VISTO EM SÃO JANUÁRIO. COM O TEMPO FORAM ADOTADOS PELA TORCIDA E VIROU ATÉ GRITO DE GUERRA.

108 – QUAL FOI O PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO A ADMITIR JOGADORES NEGROS NA SUA EQUIPE?
O VASCO DA GAMA FOI O PRIMEIRO CLUBE CARIOCA A ADMITIR NEGROS EM SEUS QUADROS. EM 1923, VÁRIOS NEGROS E MULATOS INGRESSARAM NA EQUIPE E COM OS NEGROS CONQUISTARAM O SEU PRIMEIRO TITULO EM 1923, E LOGO APÓS EM 1924 FATURARAM O BICAMPEONATO.


107 – QUAIS SÃO OS CLUBES BRASILEIROS QUE PODEM SE ORGULHAR DE SEREM CAMPEÃO DA FITA AZUL?
NO INICIO ESTE TÍTULO HONORÁRIO ERA CONFERIDO PELA CBD SOMENTE AOS CLUBES QUE PERMANECESSEM INVICTOS POR MAIS DE DEZ JOGOS EM EXCURSÕES AO EXTERIOR. ISSO ACABOU OCORRENDO COM A PORTUGUESA DE DESPORTOS POR TRES VEZES: EM 1951, EM UMA EXCURSÃO A EUROPA QUANDO FICOU 11 JOGOS INVICTA; EM 1953, NUM GIRO PELA AMÉRICA DO SUL, QUANDO FICOU 10 JOGOS SEM PERDER; E EM 1954, NA EUROPA, QUANDO DISPUTOU 19 PARTIDAS SEM DERROTAS. A PORTUGUESA SANTISTA, EM 1960, FICOU 15 JOGOS INVICTA. EM 1972 O JORNAL A GAZETA ESPORTIVA DE SÃO PAULO COMPROU A IDÉIA E REDUZIU O NUMERO DE PARTIDAS PARA SEIS, O QUE PROPORCIONOU AO CORITIBA EM 1972, RECEBER ESTE TÍTULO, POR FICAR SEIS JOGOS SEM DERROTA.



106 – QUAL A PRIMEIRA TORCIDA ORGANIZADA DO FUTEBOL BRASILEIRO? ATÉ HOJE ELA EXISTE. É do Flamengo a honra de ser o primeiro clube do Brasil a ter uma torcida organizada - "A Charanga Rubro-Negra" criada por Jayme de Carvalho (Nascido em Salvador, Bahia, no dia 9/11/1911), onde ele reuniu um grupo de pessoas com alguns instrumentos, no jogo Flamengo 1x1 Fluminense em 11/10/1942 nas Laranjeiras e tocava animadamente. Porém, "um pouco" desafinado. Sendo assim, o locutor - Rubro-Negro fanático e também muito crítico - Ary Barroso, comenta: "isso não é uma torcida é uma charanga..." e assim o apelido pegou, nascendo assim a PRIMEIRA torcida organizada do Brasil. Após o nascimento da Charanga do Jayme, outras torcidas no Flamengo e nos outros clubes surgiram.



105 – QUAL FOI O PRIMEIRO ESTÁDIO DO BRASIL?
INICIALMENTE UTILIZADO PARA CORRIDAS DE BICICLETAS, O VELÓDROMO PAULISTANO FOI ADAPTADO PELO CLUBE ATLÉTICO PAULISTANO PARA A REALIZAÇÃO DE JOGOS PELO CAMPEONATO PAULISTA, A PARTIR DE 1902. SUA INAUGURAÇÃO OCORREU COM O JOGO PAULISTANO 0X 4 SÃO PAULO ATLETHIC, NO DIA 08 DE MAIO DE 1902. CHARLES MILLER MARCOU O PRIMEIRO GOL NO VELÓDROMO.



104 – QUAL A PRIMEIRA EQUIPE DO NORDESTE A JOGAR NO MARACANÃ?
FOI O BAHIA E NÃO FEZ FEIO. DISPUTANDO O TERCEIRO JOGO FINAL DA TAÇA BRASIL DE 1959, CONTRA O SANTOS, NO DIA 26 DE MARÇO DE 1960, O TRICOLOR GANHOU DO SANTOS POR 3X1 E FICOU COM O TÍTULO. NA PRIMEIRA PARTIDA, NA VILA BELMIRO, OS BAIANOS JÁ HAVIAM SURPREENDIDO GANHANDO POR 3X2. NA SEGUNDA PARTIDA, NA FONTE NOVA, O SANTOS FOI À FORRA: 2X0. POR ISSO A REVANCHE FOI DISPUTADA EM CAMPO NEUTRO.

6 comentários:

Anônimo disse...

"A primeira torcida organizada nos moldes atuais, a Torcida Uniformizada do São Paulo (TUSP), foi fundada em 1938, por Manoel Raimundo Pais de Almeida."

Fonte: Eu mesmo que pertenci à ela e http://pt.wikipedia.org/wiki/Torcidas_organizadas

Tom disse...

Obviamente o Vasco da Gama não foi pioneiro no fato de premitir jogadores negros em seu plantel. A divulgação de notícias tidas como verdadeiras mas que podem ter sua veracidade facilmente desmentidas pela história não é benérica para a história do Futebol e muito menos para os Negros. O Grande vasco da Gama, deveria ele mesmo reconhecer o équivoco e distinguir a quem de direito o pioneirismo de fato.

www.habbo2.com.br disse...

cara muinto show vlw me ajudou a fazer o trabalho do colegio vlw
brothers

Enrique Pazo disse...

O Santa Cruz Futebol Clube, da cidade do Recife/PE, também foi Fita Azul do futebol brasileiro em 1979, após uma excursão ao Oriente Médio e à Europa. Foram 12 jogos com 10 vitórias e 2 empates, 40 gols marcados e 10 gols sofridos, resultando em um saldo positivo de 30 gols.

Anônimo disse...

O primeiro time a aceitar negros foi a Ponte Preta...
Estuda um pouco mais ae

Assis Araujo disse...

O Santa Cruz foi fundado em 3 de fevereiro de 1914 e um de seus fundadores era negro Teófilo Batista de Carvalho que era jogador e dos idealizadores do escudo do clube, que também atuou como técnico no Santinha.