www.erifilho@ig.com.br
174– QUAL O PONTA ESQUERDA QUE CRIOU O ESTILO DE SE RECUAR PARA AJUDAR O MEIO DE CAMPO DO SEU TIME? TRATA-SE DE ZAGALO, QUE COMO PONTA RECUAVA PARA AJUDAR O MEIO CAMPO DO BOTAFOGO E DA SELEÇÃO BRASILEIRA. ZAGALO FOI TAMBÉM O PRIMEIRO JOGADOR CAMPEÃO DO MUNDO A GANHAR UM TITULO MUNDIAL DEPOIS COMO TÉCNICO.
173 – QUAL O GOLEIRO QUE NUMA COPA DO MUNDO ASSISTIU O TREINO DO BRASIL COBRANDO PENALTIS E QUE NA PARTIDA CONTRA A SUA SELEÇÃO DEFENDEU A COBRANÇA DOS BRASILEIROS? FOI NA COPA DE 1934, ZAMORA GOLEIRO DA ESPANHA. NO DIA 25 DE MAIO EM GENOVA NA ITÁLIA A SELEÇÃO BRASILEIRA TREINAVA NO CAMPO DO NAFTA PARA ENFRENTAR A ESPANHA NA ESTREIA DE AMBOS PELA OITAVAS DE FINAL. NUM DOS GOLS WALDEMAR DE BRITO EXERCITAVA-SE NA COBRANÇA DE PENALTIS. O GOLEIRO ROBERTO GOMES ESFORÇAVA-SE PARA DEFENDER. ATRÁS DO GOL UMA FIGURA PROCURAVA NÃO SER NOTADA. ÓCULOS ESCUROS, GOLA DO CASACÃO DE LÃ LEVANTADA ATÉ A ORELHA, ELE OBSERVAVA ATENTAMENTE OS CHUTES DE WALDEMAR DE BRITO. DOIS DIAS DEPOIS BRASIL E ESPANHA ENTRAM EM CAMPO. PELO SISTEMA DE DISPUTA QUEM PERDE CAI FORA. O JOGO ESTÁ DIFICIL, MAS EIS QUE O ZAGUEIRO ESPANHOL QUINCOCES DERRUBA VALDEMAR DENTRO DA ÁREA. ELE MESMO COBRA, SEM DESCONFIAR QUE A SUA FRENTE ESTÁ AQUELE MESMO SUJEITO QUE O OBSERVAVA NO CAMPO DO NAFTA. O CHUTE SAI FORTE E CERTEIRO, MAS ZAMORA VOA NO CANTO DIREITO E DEFENDE. O JOGO TERMINA EM 3X1 PARA OS ESPANHÓIS.
172 – QUAL FOI O PRIMEIRO W.O. DO MARACANÃ? FOI EM 1998, COM JOGOS NA COPA DO BRASIL E LIBERTADORES, O VASCO CONSEGUE COM A FEDERAÇÃO CARIOCA MUDAR A DATA DOS SEUS JOGOS. O BOTAFOGO NÃO CONCORDA E SE RECUSA A ENFRENTAR O VASCO NO DIA 10 DE MAIO COMO MANDA A TABELA ALTERADA DA FEDERAÇÃO. SERIA O TERCEIRO CLÁSSICO DO BOTAFOGO E APENAS O PRIMEIRO DO VASCO, AMPLAMENTE BENEFICIADO PELA ALTERAÇÃO DAS RODADAS. O BOTAFOGO CUMPRE A AMEAÇA E NÃO ENTRA EM CAMPO PARA ENFRENTAR O VASCO. FLAMENGO E FLUMINENSE APÓIAM A ATITUDE DO BOTAFOGO. ENQUANTO A FEDERAÇÃO AMEAÇA PUNIR O BOTAFOGO, NO DIA 13 DE MAIO NÃO ACONTECE O FLA-FLU.OS DOIS TIMES NÃO APARECEM NUM W.0 DUPLO. O VASCO DEIXOU OS OUTROS RECLAMANDO E FOI PARA A PARTIDA DECISIVA CONTRA O BANGU EM 14 DE MAIO. BASTAVA VENCER PARA LEVAR O TITULO DO SEGUNDO TURNO. COMO JÁ HAVIA CONQUISTADO O PRIMEIRO E VENCENDO POR 1X0, COM GOL DE MAURO GALVÃO AOS 47 DO SEGUNDO TEMPO, O VASCO FOI CAMPEÃO.
171 – QUAL O TIME DO FUTEBOL QUE PERDEU DOIS JOGADORES QUE MORRERAM DENTRO DE CAMPO COM ATAQUES CARDÍACOS? FOI O SPORT. O LATERAL DIREITO CARLOS ALBERTO BARBOSA EM MARÇO DE 1982 E O LATERAL ESQUERDO JOÃO PEDRO, EM ABRIL DE 1990.
170 – QUAL O TIME QUE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, COM A OCUPAÇÃO NAZISTA, OS JOGADORES FORAM FORÇADOS A TRABALHAR EM UMA FÁBRICA DE PÃO E QUE AO JOGAREM CONTRA OS MILITARES ALEMÃES VENCIAM SEMPRE E QUE FORAM OBRIGADOS A PERDEREM UM JOGO CONTRA UMA SELEÇÃO ALEMÃ SENÃO MORRERIAM, E MESMO ASSIM VENCERAM? FOI O DÍNAMO DE KIEV. POR CINCO VEZES FORAM DESAFIADOS A JOGAR CONTRA EQUIPES DO EXERCITO ALEMÃO. ERA GOLEADA SOBRE GOLEADA SEMPRE A FAVOR DOS UCRANIANOS. ATÉ QUE PARA A SEXTA PARTIDA, OS ALEMÃES NAZISTAS MONTARAM UMA SELEÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS ENXERTADA COM JOGADORES DO FLAKELF, UM DOS MELHORES TIMES DA ÉPOCA. ERA A ÚLTIMA CHANCE DE DEMONSTRAR AO DINAMO, A SUPERIORIDADE ALEMÃ. O TIME COMEÇOU PERDENDO, MAS LOGO VIROU PARA 2X1. NO INTERVALO UM AJUDANTE DE ORDENS ALEMÃO TERIA OBRIGADO O TIME A PERDER O JOGO, CASO CONTRÁRIO TODOS MORRERIAM. OS ATLETAS DO DINAMO VOLTARAM A CAMPO E MARCARAM MAIS DUAS VEZES, FECHANDO O PLACAR EM 4X1. DIAS DEPOIS FORAM PRESOS E FUZILADOS. UMA FAÇANHA REALMENTE IMORTAL, ESCRITA POR ANATOLY KUSNETSOV, EM SEU LIVRO: “BARRANCO DAS VELHAS”. VENCERAM A PARTIDA MESMO SABENDO QUE IRIAM MORRER. E FIZERAM ISSO PARA QUE O POVO NÃO ESQUECESSE SUA DIGNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário